As rugas da testa começam a surgir por volta dos 30 anos. No entanto, existem várias maneiras de atrasar o seu início. Uma boa alimentação, um correto uso de cosméticos ou massagens regulais, podem atenuar essas rugas de forma efetiva. A continuação, vamos falar dos distintos procedimentos que podem devolver a suavidade a sua pele.

Continue a ler para saber mais e não se perca o nosso mestrado em Medicina Estética para especializar-se no setor.

Causas das rugas na testa

As rugas fazem parte de um processo natural. A nossa pele é elástica. Isso quer dizer que pode se esticar e voltar ao estado normal. O passar do tempo, faz que ela perda algumas substâncias como o colágeno e elasticidade. A mais, podem ser aceleradas por fatores externos como a exposição solar, tabagismo, estresse ou o consumo de bebidas alcoólicas.

De forma geral, as rugas na testa estão causadas pelas linhas de expressão. Ou seja, por traços repetitivos de movimentos da nossa pele. Mais embora seja normal que apareçam com o passo dos anos, há pessoas que também as têm devido à expressividade do seu rosto. Outros fatores que podem favorecê-las são:

  • A perda natural da função celular
  • O excesso de poluição
  • Uma alta exposição solar
  • Radicais livres que favorecem o envelhecimento

Como posso reduzi-las?

Para reduzir as rugas na testa o primeiro que deve fazer é conhecer os fatores que afetam o envelhecimento da sua pele. Desta forma, poderá prevenir os seus efeitos.

  1. Uma das melhores maneiras de prevenir as rugas é  com um estilo de vida saudável e com bons hábitos. Ter uma alimentação equilibrada e beber água na quantidade certa é imprescindível para eliminar as toxinas do corpo.
  2. Outra causa das rugas na testa é a exposição à radiação solar. Isso provoca alterações na pele, como manchas e sardas, e favorece o seu envelhecimento.
  3. O protetor solar é imprescindível para  proteger a nossa pele. Por isso deve se tornar um hábito na nossa rotina. Escolho o tipo certo para a sua pele é, se for possível, consiga um que tenha proteção e hidratação. Isso favorece a que a pele ganhe elasticidade, reduzindo a aparição de rugas.
  4. O estresse também colabora para o aparecimento das rugas. A mais, também ajuda a aumentar a inflamação na pele. Por isso é necessário manter a calma e procurar lidar melhor com os nossos problemas.
  5. Também, a diminuição dos níveis hormonais acelera o ressecamento da pele. Isso faz que se torne mais suscetível aos danos ambientais, o que prejudica a renovação celular.

Outros tratamentos contra as rugas na testa

  • Radiofrequência, um procedimento que gera calor para estimular a produção de colágeno na pele
  • Carboxiterapia, que aplica pequenas injeções com CO₂ para estimular a oxigenação e a eliminação de toxinas pela pele
  • Peeling químico, que aplica de ácidos no rosto que removem a camada mais superficial da pele, estimulando a produção de uma nova camada firme e resistente
  • Mesoterapia, que  microinjeções na pele com vitaminas A, E, C, B ou K e ácido hialurónico que hidratam e regeneram a pele
  • Luz pulsada, que emite luz, calor e melhora a textura da pele
  • Iontoforese, uma aplicação de ácido hialurónico, hexosamina ou fosfatasse alcalina direita sobre a ruga a ser tratada