Criatividade é a capacidade que temos de apresentar ideias e projetos originais. Todos nós temos esse poder criativo desde tenra idade. Quer saber como incentivar o processo criativo nos mais pequenos? Atentos porque lhe damos as chaves para tirar partido da sua imaginação. Também pode expandir os seus conhecimentos com a nossa oferta formativa online especializada.

O que é o processo criativo?

As crianças criativas tendem a ter uma série de características: são intelectualmente curiosas, muitas vezes são empáticas, introvertidas e independentes, podem analisar e sintetizar e conseguem usar as suas ideias de maneiras diferentes. Mas, independentemente de uma criança ser mais criativa do que outra, é importante desenvolver essa competência em cada uma delas.

O desenvolvimento da criatividade nas crianças é muito importante para o seu desenvolvimento integral. As crianças desenvolvem muitas das habilidades que moldarão o seu futuro nos primeiros seis anos de vida. Entre essas capacidades está a de criar. Embora todas as crianças sejam criativas, existem maneiras de estimular essa capacidade de permanecer e crescer.

Dicas para desenvolver a criatividade em crianças

  • Crie um espaço inspirador: coloque um mural ou quadro-negro em casa onde possam pintar à vontade ou disponibilize todos os materiais necessários para poderem brincar e dar asas à imaginação.
  • Respeite o tempo para brincar: não os sobrecarregue com atividades extracurriculares, são crianças e têm que ter tempo livre para brincar e se divertir.
  • Dê-lhe liberdade nas suas brincadeiras: as crianças gostam de quebrar as regras e jogar à sua maneira. Deixe-os reinventar e mudar o jogo como quiserem.
  • Não se ria das suas ideias: embora possam ser engraçadas e um tanto malucas, não zombe das suas ideias, danças, canções, histórias… É importante que as crianças percebam que o que fizeram ou disseram tem valor.

Atividades para desenvolver a criatividade em crianças

Uma boa opção para desenvolver a criatividade nas crianças são com jogos e atividades, para que aprendam a encontrar soluções diferentes para o mesmo problema.

  • Ler e contar histórias: as histórias divertem e divertem as crianças, mas também aumentam a sua capacidade criativa e imaginação. Pode brincar com eles para inventar finais para as histórias ou para criar outras alternativas.
  • Visitem museus e exposições: visitar um museu ou exposição pode ser uma grande aventura para as crianças. Convide-os a compartilhar a sua visão de um objeto ou pintura.
  • Interpretar figuras: podem brincar e interpretar figuras com as nuvens e as estrelas.
  • Jogos em grupo: um bom exercício é criar uma história em grupo. Uma pessoa começa a contar uma história e outras continuam a dar a sua contribuição à medida que a seguem e a constroem de maneira original. Este jogo aumenta a imaginação, a criatividade e a socialização das crianças.
  • Jogos de palavras: como pode ser o dos encadeados, que consiste em dizer uma palavra com a última letra ou sílaba da anterior, palavra que outro jogador disse.

Quais são as vantagens dessas atividades?

  1. Ajuda na socialização.
  2. Melhorar a autoestima.
  3. Expande as habilidades de comunicação.
  4. Cria fluência, fornecendo palavras e respostas, facilitando a construção de frases.
  5. Promove a adaptabilidade por meio da flexibilidade.
  6. Melhora a originalidade.