Os seres vivos passamos por diversas fases durante a nossa existência. Essas etapas constituem o conhecido ciclo vital. Mais dentro desse ciclo vital, os primeiros anos de vida são fundamentais.  A infância é uma etapa essencial para um correto desenvolvimento infantil. Hoje, vamos a dar uma olhada as fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget e como podemos trabalhá-las em casa. Se quiser especializar-se no sector, pode dar uma olhada ao nosso Mestrado Internacional de Auxiliar de Educação Infantil e Jardim de Infância + Coach e Inteligência Emocional Infantil e Juventude.

Educação e desenvolvimento infantil

Podemos definir o desenvolvimento infantil como um processo de aprendizagem pelo qual as crianças passam a adquirir diversas capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais. Ou seja, é um conjunto de aprendizagens que vão a tornar as crianças cada vez mais independentes e autónomas.

As crianças nos seus primeiros anos de vida estão em constante processo de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, e a educação possui um papel fundamental nesse contexto. É por isso que a educação também joga um papel fundamental neste aspeto.

A educação infantil é a primeira experiência mais intensa das crianças fora do convívio familiar. Quando se fala no âmbito escolar, a educação infantil compreende a primeira etapa da educação básica. O objetivo principal, é a integração gradual das crianças trabalhando aspetos integradores e desenvolvendo habilidades físicas, cognitivas, sociais e afetivas.

Embora o crescimento e o desenvolvimento de todas as crianças sigam padrões semelhantes, cada um tem o seu próprio ritmo. Por isso cabe destacar que o desenvolvimento infantil não é linear e presumível, como muitas vezes se espera.

Piaget e as fases de desenvolvimento

As etapas do desenvolvimento infantil foram o principal tema de estudo do psicólogo Jean Piaget. Piaget se interessou por observar o raciocínio utilizado pelas crianças, enquanto trabalhava numa escola, para responder às perguntas dos seus professores. Posteriormente, passou a observar também os seus filhos. Desta forma, acabou por subdividir as fases da infância.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases respeito à cognição:

1. Sensório-motor: de 0 a 2 anos

Nesta fase do desenvolvimento infantil, as crianças desenvolvem a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos. O bebé começa a interagir com o mundo exterior, interessando-se pelos estímulos que ele proporciona. Durante esse período se desenvolve a coordenação motora. Os bebés nessa faixa etária só têm consciência daquilo que podem ver e é por isso que choram quando a mãe sai do seu campo de visão, mesmo que ela esteja muito perto.

2. Pré-operatório: de 2 a 7 anos

Essa etapa do desenvolvimento cognitivo, caracterizada pela entrada da criança no sistema educacional formal, envolve o desenvolvimento da lógica e o uso de categorias para classificar os objetos e a realidade. Nessa fase, algumas vezes a criança não tem a real perceção dos acontecimentos, mas sim a sua própria interpretação.

Durante esse período a empatia se desenvolve, mas também é possível notar uma fase bastante acentuada do egocentrismo. É a fase dos “porquês”, da exploração da imaginação.

3. Operatório concreto: de 8 a 12 anos

Nessa fase começa a ser demonstrado o início do pensamento lógico concreto e as normas sociais já começam a fazer sentido para a criança. Nesta fase de desenvolvimento, as crianças começam a aprender e praticar operações matemáticas simples. A criança consegue entender que um copo fino e alto  ou um copo baixo e grosso podem comportar a mesma quantidade de líquido.

Nessa faixa etária, o desenvolvimento da criança já contempla conhecimentos sobre regras sociais e sobre o senso de justiça.

4. Operatório formal: a partir dos 12 anos

Aos 12 anos a criança já possui a capacidade de compreender situações abstratas e experiências de outras pessoas. Nesta fase é possível notar avanços em vários aspetos:

  • Desenvolvimento de uma maior capacidade de gerar conclusões abstratas a partir do pensamento lógico.
  • Compreensão da existência de modos de pensar diferentes dos seus, principalmente nos primeiros anos da adolescência.
  • A partir desse estágio de desenvolvimento, as crianças começam a formular hipóteses para si mesmas, até mesmo sobre aspetos da realidade que ainda não conhecem.