Os jogos de memória são exercícios que podem nos ajudar a manter a saúde do nosso cérebro. E é que a memória é a capacidade mental que nos permite registar, preservar e evocar experiências. Portanto, não se perca quais são os melhores jogos para exercitá-la em crianças. Lembre-se que se estiver interessado neste campo de estudo, pode especializar-se com o nosso mestrado em Aux. Educação Infantil e Jardim de Infância + Coach e Inteligência Emocional.

Como ajudam os jogos de memória o nosso cérebro?

Os jogos de memória são uma opção perfeita para trabalhar as faculdades cognitivas e trazer benefícios para a saúde do nosso cérebro, além de aumentar capacidade de concentração. Assim,  trabalhá-la em crianças é imprescindível.

Esses tipos de jogos também estimulam a linguagem oral, portanto, no caso das crianças, brincar com a memória pode ajudá-las a aprender novas palavras. Para os idosos também é importante, pois pode evitar a degeneração da linguagem.

O que é memória e quantos tipos existem?

A memória é a capacidade mental que permite às pessoas codificar, armazenar e recuperar informações. Assim, dá-nos a possibilidade de guardar memórias e recuperar imagens.

Existem duas categorias de memória: de curto prazo e de longo prazo. A memória de curto prazo armazena temporariamente as informações enquanto elas são processadas. A sua capacidade de armazenamento é limitada, por isso dura cerca de 30 segundos.

Por outro lado, a memória de longo prazo armazena as nossas experiências para lembrá-las quando necessário. A sua capacidade é ilimitada dado que a informação passa pelos quatro processos: codificação, armazenamento, organização e recuperação.

No entanto, a maioria dos jogos são dedicados ao trabalho da memória de curto prazo, já que ela é a porta de entrada das informações e ajuda a ter um filtro de processamento melhor para detetar informações relevantes para passá-las para a memória de longo prazo.

5 jogos para trabalhar a memória

A continuação recomendamos cinco jogos que serão boas ferramentas de treino para desenvolver os processos de memorização e atenção em craanças e também adultos.

1. Memorizar fotos ou palavras

O jogo se baseia em lembrar fotografias, desenhos, cidades ou nomes impressos em cartas colocadas viradas para baixo e vemos por apenas alguns segundos. Consiste em combinar essas peças para poder nos lembrar qual era a sua posição.

2. Sudoku

O Sudoku consiste em resolver uma grade de números através da lógica. Com este jogo podemos melhorar a concentração e estimular a memória. Além disso, existem vários níveis de dificuldade. Por isso podem ser utilizados também por crianças, pois se ajustam às habilidades de cada jogador.

3. Os quebra-cabeças

Montar um quebra-cabeça oferece benefícios notáveis ​​para a memória. Foi aperfeiçoado para que crianças, adultos e idosos treinem e estimulem habilidades cognitivas essenciais.

4. Caça-palavras

Os jogos de caça-palavras, assim como de palavras-cruzadas, além de divertidos, aumentam a capacidade de memória visual e agilidade.

5. Listas de palavras

Este jogo consiste em criar listas de palavras classificando-as conforme a sua categoria, como frutas, nomes, objetos, cores, etc. Estes são criados a partir da escolha de uma letra inicial das palavras para cada jogador.