O mindfulness nasceu das tradições orientais, especialmente do budismo, há 2.500 anos. Nos últimos anos, tornou-se uma prática e uma filosofia de vida cada vez mais populares. Neste blog vamos explicar em que consiste exatamente esta prática e quais são seus principais benefícios. Não o perca! Além disso, se lebre-se que se deseja expandir os seus conhecimentos na área, pode dar uma olhada ao nosso Mestrado em Psicologia Holística.

O que é o mindfulness?

O mindfulness é uma prática baseada na meditação, o que significa atenção plena. Consiste em prestar atenção total e intencional ao momento presente. Para fazer isso, ele consegue separar a pessoa dos seus pensamentos para aceitá-los e reconhecê-los sem julgamento. Da mesma forma, também busca questionar os padrões mentais, dando grande peso ao aqui e agora.

Portanto, o mindfulness é uma forma de prestar atenção a tudo o que acontece em nós, o tempo todo. Ou seja, visa atingir um profundo estado de consciência sobre as nossas sensações e sentimentos.

Além disso, essa prática não está relacionada a crenças religiosas e filosofias de vida específicas. Isso significa ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma demonstrável.

Quando praticar e onde fazer?

O mindfulness é adequado para qualquer idade ou condição. Recomenda-se praticá-lo por meia hora por dia, começando com sessões mais curtas de não mais que dez minutos. Pois bem, se ultrapassar o tempo indicado, pode gerar frustração por não conseguir focar a atenção. Além disso, desta forma, a mente se aclimata a novas sensações e pode construir gradualmente estados mentais de meditação.

O ideal é praticar o Mindfulness num local livre de ruídos externos, em local fechado e com temperatura entre 18ºC e 25ºC. Porém, em alguns casos, também pode ser feito em espaços abertos, desde que não sejam muito movimentados. Durante a prática, é muito importante desativar telefones, alarmes e qualquer dispositivo elétrico que possa perturbar ou interferir na meditação. Se quiser acompanhar com música, deve ser relaxante e com ciclos repetitivos.

Em que posição é praticado?

A posição perfeita para Mindfulness é sentar-se confortavelmente no chão, com as costas em ângulo reto para facilitar a respiração. Uma almofada bastante espessa também pode ser usada para inclinar a região pélvica para a frente. E ambos os braços e pernas devem permanecer relaxados. Além disso, o uso de roupas confortáveis ​​sempre será um elemento positivo em face da meditação.

Quais são os benefícios do mindfulness?

Praticar meia hora de atenção plena diariamente traz grandes benefícios à saúde. Os mais proeminentes são mostrados abaixo:

  • Proporciona efeitos positivos na perceção da dor em pacientes crónicos, resultando em maior bem-estar emocional
  • Ajuda a gerir situações stressantes e melhorar os estados de ansiedade
  • Melhora a memória, capacidade de concentração, autoconsciência e inteligência emocional
  • Otimiza os recursos do sistema imunológico. – Melhoria da perceção de solidão em idosos
  • Favorece o sono noturno, por isso é muito positivo como tratamento contra a insónia