Todos devemos estar familiarizados com as técnicas de primeiros socorros mesmo que não sejamos profissionais de saúde, visto que eles podem salvar a vida de outras pessoas. No desporto é muito comum ter lesões ou acidentes, por isso é importante conhecer as formas como podemos ajudar os atletas lesionados se trabalharmos neste sector. Assim, hoje vamos dar uma olhada a quais são os passos e as formas mais básicas de agir em certos casos. No entanto, se pretende especializar os seus conhecimentos nesta matéria e aprender sobre métodos profissionais de assistência, não hesite em consultar o nosso Mestrado em Personal Trainer.

Princípios fundamentais

Como já sabe, as situações de risco ocorrem, geralmente, em ambientes extra-hospitalares. Um socorro pré-hospitalar, ou seja, uma urgência que antecipa a assistência médica atentando para os sinais vitais da(s) vítima(s) e garantindo que ela chegue ainda com vida ao hospital para receber o atendimento médico. Por isso, é importante ter presentes os três princípios fundamentais dos primeiros socorros:

  • Proteger: isto implica verificar se o ambiente do acidente é seguro, para evitar mais vítimas ou mais danos para a pessoa ferida. O veículo ou, quando apropriado, a máquina que causou o acidente deve ser desligada. Não mover a vítima exceto no caso de um “excesso de acidente”. Em qualquer caso, manter o eixo do pescoço – tronco – cabeça alinhado.
  • Alerta: Uma vez confirmado que a zona do acidente é segura, contactar os serviços de emergência o mais rapidamente possível.
  • Ajuda: Se não souber como agir, é melhor abster-se.

Os 7 princípios para a aplicação dos primeiros socorros

Em qualquer emergência, é importante que se siga estes princípios:

  1. Manter a calma. Muito mais do que conhecer todos os procedimentos, isto irá ajudá-lo a tomar as decisões corretas e a agir com precisão.
  2. Estar seguro. Não se concentrem apenas nas pessoas, olhem para o resto da cena, existe o perigo de colapso, de incêndio?
  3. Avaliar a pessoa ferida. Observem a sua postura e se estiverem em perigo.
  4. Verificar os sinais vitais da vítima. Verificar pulso, coesão de grandes hemorragias, respiração e vias respiratórias abertas. Avalie a sua consciência, tentando levá-los a responder às suas perguntas ou ver se reagem.
  5. Em caso de asfixia devido à obstrução das vias aéreas, aplicar a Manobra de Heimlich, tal como descrito abaixo.
  6. Em caso de asfixia por outras razões, executar respiração de salvamento (“boca a boca”).
  7. Se tanto a respiração como os batimentos cardíacos falharem, realizar RCP, também explicado abaixo.

Principais técnicas de primeiros socorros

Os primeiros socorros são o conjunto de ações e técnicas que permitem o tratamento imediato de uma pessoa ferida até à chegada da assistência médica profissional. Estes primeiros socorros ajudam a garantir que as lesões sofridas não piorem e que a evolução da pessoa ferida melhore.

Abaixo, analisaremos diferentes técnicas de primeiros socorros que pode aplicar.

Evacuação de emergência

Isto só deve ser utilizado se for certo que a vítima não partiu nenhum osso. É melhor arrastá-los, especialmente se forem grandes. Isto pode ser feito a pegar neles:

  • Pelos tornozelos: se o chão for plano e não houver risco de bater-lhes com a cabeça.
  • Pelas axilas: se não for possível fazê-lo pelos tornozelos, pelo terreno ser mais áspero. Colocar os braços da pessoa sobre o peito, passar os braços por baixo das axilas da vítima e agarrar as axilas ou braços da vítima (punho direito da vítima – a sua mão esquerda). Arrastar cuidadosamente a vítima, mantendo o seu corpo erguido. Se o acidente for removido de um veículo ou outro local, manter sempre o eixo cabeça-pescoço-ombros.

Reanimação cardiopulmonar (RCP)

Isto é realizado quando a vítima não respira ou o seu coração parou de bater. Recomendamos que só o faça se tiver sido previamente treinado. Nem deve fazê-lo se a pessoa estiver a tossir, em movimento ou tiver uma respiração normal. Aqui estão os passos a seguir para esta técnica de primeiros socorros:

1.Ligue para os serviços de emergência 112 ou peça a outra pessoa para o fazer.

2.Colocar a pessoa nas suas costas. Se houver risco de lesão da coluna vertebral, deve ser feito entre duas pessoas para manter a coluna vertebral direita.

3.Fazer compressões torácicas:

  • Colocar a base de uma mão sobre o esterno, entre os mamilos. Colocar a base da outra mão em cima dela.
  • Coloque o seu corpo directamente sobre as mãos e aplique 30 fortes e rápidas compressões torácicas. Pressionar cerca de 5 centímetros para dentro do peito. Deixar o peito levantar-se completamente de cada vez.
  • Conte rapidamente as 30 compressões: “1, 2, 3, 4, 4, 5, 6…”.

4. Abrir a via aérea:

  • Levantar o queixo da vítima com dois. Ao mesmo tempo, inclinar a cabeça para trás, segurando com a outra mão a testa para baixo.
  • Verificar a respiração, ouvindo perto do nariz e da boca da pessoa ou observando se o peito se eleva. Também o pode fazer sentindo ar com a bochecha perto do nariz e da boca.
  • Se a pessoa não estiver a respirar ou estiver a respirar com muita força, cubra firmemente a boca da outra pessoa com a sua boca.
  • Beliscar-lhes o nariz com os dedos.
  • Mantenham o queixo para cima e a cabeça curvada, enquanto dão duas bocas para respirar. Cada um deve durar cerca de um segundo e fazer com que o peito se levante.

5. Se a vítima ainda não estiver a respirar ou o seu coração não estiver a bater, repetir as compressões torácicas e boca a boca. Se houver um desfibrilador (AED) nas proximidades, utilize-o.

Manobra de Heimlich

Isto é realizado quando a via aérea da pessoa está bloqueada por um objeto, ou seja, ela sufocou por causa deste objeto. É feito da seguinte forma:

  • Envolva a pessoa à volta da cintura, até que possa segurar firmemente as mãos à sua frente, em forma de punho.
  • Colocar as mãos entre o umbigo e as costelas inferiores da pessoa. Os polegares devem estar virados para dentro, ou seja, tocando a pessoa.
  • Pressionar para dentro e para fora. Repetir estas pressões até que o objeto que obstrue a pessoa saia.
  • Repetir a pressão até que o objeto que obstrue a respiração saia.

Queimaduras

Agir segundo esta ordem:

1. Remover o que quer que esteja a causar a queimadura ou afastar a pessoa da mesma.

2. Arrefecer a área com água fria e mantê-la húmida. Pode molhar uma toalha ou qualquer pedaço de pano e embrulhar suavemente a área.

Sangramentos

Estas são feridas que sangram mais intensamente. É necessário agir de forma diferente, dependendo da hemorragia:

  • Se for uma hemorragia venosa, o sangue será vermelho-escuro e sairá continuamente. Deitar a pessoa e colocar ligaduras limpas sobre a ferida. Se a hemorragia não parar, fazer pressão sobre a ferida durante cerca de cinco minutos.
  • Se for uma hemorragia arterial, o sangue jorrará para fora e ficará vermelho vivo. Deitar a pessoa e levantar a área afetada. Em seguida, aplicar pressão durante cerca de dez minutos.

Quem pode dar primeiros socorros?

As pessoas que prestam primeiros socorros a uma pessoa ferida, seja de uma emergência, acidente ou doença súbita, são socorristas, paramédicos e qualquer pessoa que tenha formação em primeiros socorros.

Estas pessoas que podem aplicar procedimentos de primeiros socorros e de prevenção de catástrofes devem agir imediata, adequada e provisoriamente.