A método Montessori está a ganhar cada vez mais adeptos. Sabe por quê? As suas particularidades e características a tornam um método educacional muito mais focado no desenvolvimento pessoal da criança. Desde que a sua criadora, Maria Montessori, o implementou há mais de meio século, cada vez mais escolas têm descoberto as suas vantagens e se juntado a essa nova corrente pedagógica. Continue a ler para descobrir o que é, como é ensinada e em que se baseia este método!

Aprofunde-se no ensino da pedagoga italiana Maria Montessori e aprenda como aplicá-lo no dia a dia com o Mestrado Internacional em Pedagogia Montessori.

O que é a método Montessori?

O método ou pedagogia Montessori é um estilo de ensino que se concentra na atitude pró-ativa da criança. A ideia da sua criadora, a italiana Maria Montessori, era que a criança descobrisse o mundo passo a passo e ao seu próprio ritmo. Isso permitiria que as crianças encontrassem o ambiente mais propício para evoluir conforme os seus interesses, potencializando as suas principais habilidades e adquirindo uma visão mais positiva de todo o processo de aprendizagem.

Uma das características principais do método Montessori é a horizontalidade. A relação entre o adulto e a criança não é hierárquica, como ocorre no método tradicional de ensino, mas estabelece-se um vínculo horizontal. Entende-se que no método Montessori tanto os mais velhos quanto os mais novos aprendem uns com os outros e evoluem em conjunto.

Como se ensina no método Montessori?

A educação Montessori fornece os materiais e recursos necessários para promover o desenvolvimento das crianças. O objetivo é influenciar positivamente a autonomia delas, portanto, todo o ambiente deve ser organizado e estruturado para criar um espaço seguro de exploração e experimentação.

É por isso que podemos dividir essa pedagogia em 7 pontos básicos a partir dos quais aplicar o método com eficácia:

Os móveis devem ser práticos na pedagogia Montessori

Isso implica que os móveis devem ser adaptados à altura das crianças. Somente dessa forma elas poderão explorar o ambiente com segurança e liberdade, já que não encontrarão obstáculos que limitem a sua mobilidade. Um dos exemplos mais práticos é o uso de móveis e prateleiras que deixem ao alcance das crianças os brinquedos e materiais. Dessa forma, elas podem escolher por si mesmas com o que querem brincar após explorar todas as opções disponíveis.

Liberdade de escolha

As crianças têm a oportunidade de escolher o que desejam fazer. A escola estabelece um catálogo de atividades e propostas para continuar a aprender, e é a própria criança quem decide o material educativo específico em que deseja se concentrar. A aprendizagem Montessori, portanto, está alinhada com as decisões pessoais.

Ordem, luz e limpeza

Para que as crianças aprendam o valor do cuidado e do respeito pelo ambiente, é importante garantir que o espaço esteja sempre organizado e limpo. Além disso, isso contribui para a segurança das crianças, tanto na sala de aula quanto em casa.

Estímulo à leitura em método Montessori

É bem-sabido que a leitura alimenta significativamente o conhecimento, entretém e educa, tanto em casa quanto na sala de aula. No entanto, no método Montessori, os livros recomendados estão focados em aspetos relacionados à realidade, não tanto em narrativas de fantasia. Dessa forma, as crianças encontram cenas ou situações que podem identificar facilmente, o que as ajuda a entender o seu contexto real.

Materiais educacionais e sensoriais

Qualquer material dentro da pedagogia Montessori deve estar pronto para que a criança experimente e aprenda com ele de forma segura. A aprendizagem, na sua idade, ocorre principalmente através dos sentidos, portanto, o material deve ser adaptado a essa particularidade.

O adulto atua como guia

O papel do adulto no método Montessori é acompanhar a criança de forma consciente. Em vez de dar instruções constantes, o papel do adulto é mais de um observador. Eles observam cada criança como um ser único e as ajudam a encontrar o seu próprio caminho; o seu papel é expressar aceitação, admiração, humildade e respeito.

Atividades ao ar livre

Finalmente, chegamos ao último dos pontos básicos Montessori: o contacto com a natureza. Realizar atividades ao ar livre é fundamental neste método educacional. Através da natureza, as crianças exercitam a sua capacidade de observação em espaços abertos, aprendem sobre o mundo que as rodeia e descobrem as maravilhas do ambiente.

Quais são os 4 princípios básicos de Maria Montessori?

Então, considerando tudo o que discutimos, quais são os princípios básicos do método Montessori? São um total de 4 pilares sobre os quais essa estratégia educacional se baseia:

  1. A mente das crianças. Acredita-se que a mente das crianças é uma esponja com grande capacidade de absorção; por isso, devem aprender vivendo e experimentando por conta própria.
  2. Conhecer os períodos sensíveis. Durante o desenvolvimento, existem várias etapas, e em cada uma delas a criança está mais inclinada a explorar diferentes possibilidades. Compreender quais são essas etapas é necessário para criar um plano Montessori.
  3. O ambiente. Tanto o espaço quanto os materiais usados, como mencionamos anteriormente, devem ser preparados e projetados para o uso das crianças.
  4. O papel do adulto. Os professores Montessori devem observar e guiar. A sua função é introduzir as crianças em diferentes ambientes, permitir e encorajar que pensem por si mesmas, dar-lhes margem para agir e fazê-las aprender com a experiência.

Gostaria de saber mais sobre a metodologia de ensino que está a revolucionar o setor educacional? Consulte o Mestrado em Pedagogia Montessori que oferecemos na Esneca Business School e eleve o seu perfil para o próximo nível. Dê o passo necessário e solicite mais informações!