Quando falamos de técnica de tatuagem, não falamos realmente de uma única técnica. A verdade é que, ao longo dos tempos, têm sido utilizados diferentes meios. O mesmo é válido para as culturas e países. Em cada local e em cada momento, foram utilizadas diferentes formas de conseguir a tatuagem desejada.

Isto pode dar origem à questão que colocámos no título: qual é a melhor técnica? Bem, como não pode escolher sem saber, recomendamos que leia este artigo. Vamos rever algumas das técnicas que têm existido ao longo do tempo para finalmente mostrar-lhe aquela que pode ser considerada a melhor.

Evolução da técnica da tatuagem

Como já mencionámos, a forma como a tatuagem é feita tem mudado ao longo dos anos. Como em todas as outras áreas da atividade humana, a tatuagem também progrediu. Os meios à disposição da humanidade, os conhecimentos de higiene, gostos e modas, etc., estão todos a mudar constantemente. Tudo isto está em constante mudança, o que leva a uma evolução necessária. De modo geral, pode dizer-se que já existe há 5000 anos e que tem vindo a mudar desde então.

Como foi tatuada a Ötzi?

Em relação à evolução da técnica da tatuagem, o caso da Ötzi é notável. É um homem que viveu há cerca de 5100 anos, e cujo corpo foi preservado graças ao frio dos Alpes. O seu corpo tem até 61 tatuagens diferentes, o que nos diz quantos anos tem este costume de adornar a pele.

Bem, sabe que técnica foi utilizada no seu caso? Provavelmente irá surpreendê-lo, pois não é muito comum hoje em dia. Consiste em fazer pequenos cortes com uma faca, que são cobertos com carvão vegetal antes de serem curados. Desta forma, as partículas de carvão vegetal permanecem sob a pele regenerada, permanecendo sob a forma de uma tatuagem.

Técnica Handpoked

Para além de tudo o que foi dito até agora, é tempo de olhar para cada técnica de tatuagem separadamente. Desta forma, terá uma ampla visão geral dos diferentes tipos de tatuagens que existem hoje.

A técnica de pontapé de mão é muito tradicional. Consiste em perfurar a primeira camada da pele, utilizando uma agulha individual mergulhada em tinta. Para fazer os furos, o tatuador usa apenas a sua própria mão, sem qualquer máquina. Pouco a pouco, o desenho final é criado.

Técnica Tebori japonesa

Esta técnica tradicional de tatuagem de origem japonesa é muito semelhante à anterior. Teve a sua origem por volta do século XVIII e consiste em perfurar a pele lenta e continuamente. Isto é feito com agulhas finas presas a paus de bambu compridos. A pele é mantida muito apertada e esticada e o desenho é executado sobre ela.

A agulha deve, evidentemente, ser mergulhada na tinta antes de cada picada ser feita. Esta é a única forma de garantir que o desenho será devidamente fixado sob a pele para toda a vida, que é o objectivo desta técnica de tatuagem.

Máquina de tatuagem

O grande salto tecnológico na técnica da tatuagem veio com as máquinas de tatuagem. Pela primeira vez, foi utilizado um objecto automático para fazer os desenhos. Este processo envolve a utilização de uma ou mais agulhas presas a uma máquina que perfura a alta velocidade. São alcançados efeitos muito mais rápidos e sólidos do que à mão.

Embora possa não parecer, a primeira máquina de tatuagem tem quase 140 anos de idade. Foi inventado em 1891 pelo inventor e tatuador icónico Samuel O’Reilly. Em qualquer caso, existem muitos tipos diferentes de máquinas. E eles mudaram ao longo do tempo. No início, eram mais pesadas e mais difíceis de utilizar. Hoje em dia, como explicaremos com mais pormenor mais adiante, são leves e seguros.

A tatuagem da prisão

A tatuagem prisional sempre representou uma rebelião contra a autoridade. Como tal, os desenhos são feitos com base na não aceitação de castigo, pertença a gangues ou símbolos violentos, ou agressivos. Para o conseguir, são utilizadas técnicas de tatuagem não convencionais. A principal razão para isto é que, na prisão, os meios profissionais necessários não estão muitas vezes disponíveis.

Assim, as técnicas manuais são frequentemente utilizadas, graças a uma agulha improvisada e tinta esferográfica. Por vezes, pequenos motores, tais como escovas eléctricas, são também utilizados para fazer máquinas. Os resultados deste tipo de tatuagem não são muitas vezes ideais, devido a uma falta de recursos e profissionalismo. No entanto, têm a sua própria estética interna muito particular.

Tatuagem mecânica hoje: a melhor técnica de tatuagem

A técnica de tatuagem mais difundida hoje em dia é a técnica moderna de tatuagem mecânica. É verdade que existem oficinas tradicionais que oferecem serviços de tatuagem manual ou japonesa, mas esta é uma minoria. O que é certo é que a máquina está difundida em todos os cantos do mundo. Por conseguinte, pode dizer-se que, contra todos os antecedentes apresentados ao longo deste artigo, esta é sem dúvida a melhor técnica existente.

As principais razões para tal são, entre outras, as seguintes:

  • Tem um elevado nível de eficiência. Graças à velocidade e ao tipo de agulha, o desenho é realizado rapidamente.
  • Tem um resultado muito limpo. Afinal de contas, são conseguidas linhas finas e sólidas e coloração completa. Isto é impossível de conseguir com outras técnicas.
  • Oferece pouco desconforto. Como a agulha entra e sai da pele a alta velocidade, quase não causa qualquer desconforto.
  • Aumenta os níveis de higiene e reduz a hipótese de infeção.
Em conclusão, tem agora informação suficiente sobre as diferentes técnicas de tatuagem. Conseguiu ver quais são as características de cada um. No entanto, se quiser saber mais sobre as vantagens e desvantagens da tatuagem, recomendamos-lhe que faça um curso de formação profissional para se especializar em tatuagem.

Onde estudar as técnicas de tatuagem?

Na Esneca Business School oferecemos o Mestrado Especializado em Tatuagem online com o qual pode aumentar as suas competências e aprender tudo sobre a arte da tatuagem. Em suma, com esta formação aprenderá a selecionar e preparar equipamento técnico para a aplicação das diferentes técnicas de tatuagem, adaptando os regulamentos higiénico-sanitários. Do mesmo modo, saberá como aplicar medidas de segurança e prevenção de riscos para as pessoas que pretendem aplicar uma tatuagem no seu corpo, identificando possíveis contraindicações.

Estudará também a influência e evolução da cor e a sua relação com a composição dos pigmentos e as características da área da pele. Por tudo isto, será assistido por um tutor com o qual poderá resolver todas as suas dúvidas ao longo da formação.

Quer entrar no mundo da tatuagem profissionalmente? Não perca a nossa formação e desenvolva todas as competências e conhecimentos necessários neste campo.