O desporto ou a psicologia do desporto é uma especialização que se torna cada vez mais importante. Segundo os especialistas, pode fazer a diferença entre atingir ou não os seus objetivos em muitas disciplinas atléticas. Neste artigo irá descobrir alguns aspetos muito interessantes sobre este assunto.

Do que se trata a psicologia do desporto?

O conceito básico subjacente a este ramo da psicologia é ajudar os atletas a atingir os seus objetivos, seja para se destacarem nos treinos ou para ganharem jogos e competições. Isto é conseguido através do controlo de certas variáveis psicológicas. Para além da formação do corpo, para muitas disciplinas é necessário desenvolver as melhores competências mentais e emocionais.

O especialista avalia a influência da mente sobre o desempenho do atleta. Ao mesmo tempo, ele fornece apoio no domínio de certas técnicas. Finalmente, ele também revê e adapta o efeito da atividade desportiva sobre a psique.

Como é aplicada a psicologia do desporto?

A premissa básica é que o aspeto psicológico é considerado uma parte substancial da preparação global. A boa aptidão tática ou técnica deve funcionar na totalidade com a mente.

Esta especialidade não se limita ao trabalho com atletas imediatamente antes de entrarem numa corrida ou partida. A preparação começa muito antes, e continua muito depois, porque o psicólogo desportivo é uma parte fundamental da equipa. Desta forma, encontrará o seguinte:

  • Preparação pré-época.
  • Preparação específica para o evento.
  • Apoio técnico e moral durante o jogo.
  • Análise após a partida.

Quando é que é necessário um psicólogo desportivo?

Muitos atletas individuais que competem individualmente precisam de controlar as suas emoções e pensamentos. A falta de concentração ou falta de autoconfiança pode prejudicar as suas capacidades físicas e afetar negativamente o desempenho.

Um aspeto chave são as relações entre os membros da equipa. Atingir um elevado nível de compatibilidade e coesão para funcionarem todo se baseia no estudo dos traços psicológicos de cada membro. A comunicação, liderança, gestão de conflitos e interações devem ser ajustadas a cada novo desafio.

Funções do psicólogo desportivo

O psicólogo desportivo prepara a mente para treinar melhor e ganhar. Os principais aspetos em que trabalha, tanto individualmente como dentro da equipa, são os seguintes:

  1. Motivação: o estado interior que leva à realização de objetivos.
  2. Autoconfiança: baseada na crença de que é possível alcançar o objetivo.
  3. Concentração: a capacidade de concentrar toda a atenção sem distrações externas.
  4. Gestão da pressão: o psicólogo desportivo ajuda a gerir a ansiedade e o stress.
  5. Aptidões sociais: estas são indispensáveis nos desportos de equipa.

Formação em psicologia do desporto

Os psicólogos interessados em apoiar equipas desportivas, como responsáveis pelo bem-estar emocional e compatibilidade entre os membros, podem fazer um curso de Mestrado em Personal Trainer + Mestrado em Coaching Desportivo.

A psicologia do desporto é um mundo fascinante, do qual se pode tornar parte se assim o desejar. Contacte-nos para mais detalhes sobre os cursos disponíveis.