A psicologia infantil estuda o comportamento, o pensamento e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo de uma criança. Acha que o seu filho tem atitudes anormais? Quer compreender melhor o comportamento das crianças com quem lida regularmente? Interroga-se como melhorar a sua autoestima ou como ultrapassar os seus problemas de aprendizagem? Nas linhas seguintes, analisamos as soluções propostas pela psicologia para estas e outras questões relacionadas com o neurodesenvolvimento infantil.

Matricule-se no nosso mestrado em psicologia infantil e adolescente e aumente os seus conhecimentos profissionais sobre o desenvolvimento humano de uma perspetiva global.

O que é a psicologia infantil?

A psicologia infantil é um ramo da psicologia que se ocupa principalmente do comportamento das crianças desde o nascimento até à adolescência. Esta ciência presta especial atenção às perturbações emocionais, sociais e cognitivas que podem surgir durante a infância. Para tal, como já explicámos, estuda todos os fatores envolvidos no crescimento de uma criança, desde o biológico até ao ambiental.

Ao contrário de outros ramos da psicologia, o diagnóstico e o tratamento na infância é caracterizado pela importância destes dois fatores:

  • Envolvimento da família no tratamento.
  • Consideração das diferentes fases de desenvolvimento das crianças. Segundo a subdivisão de Piaget, estas etapas são de 0 a 2 anos, 2 a 7 anos e 7 a 12 anos.

O que abarca a psicologia infantil?

O estudo dos processos psicológicos específicos da infância é um fenómeno relativamente recente. De facto, foi o psicólogo suíço Jean Piaget que, na primeira metade do século XX, lançou as bases da moderna psicologia infantil. A sua teoria do desenvolvimento cognitivo demonstrou que os processos mentais de uma criança diferem dos processos dos adultos. Consequentemente, a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento psicológico das crianças requer competências profissionais especializadas.

Em termos gerais, a psicologia infantil lida com as seguintes áreas:

  • Desenvolvimento físico: estuda o crescimento adequado da criança, bem como a evolução adequada das suas capacidades motoras e sensoriais.
  • Desenvolvimento cognitivo: analisa elementos tais como memória, perceção, inteligência, resolução de problemas e linguagem.
  • Desenvolvimento emocional: Inclui a consciência e gestão das próprias emoções da criança ao longo das diferentes fases da infância.
  • Desenvolvimento social: Este examina como a criança se relaciona e interage com outras pessoas no seu ambiente.

 Sobre mestrados em educação e psicologia

Fatores que determinam a psicologia infantil

Os profissionais de psicologia infantil também têm em conta os fatores ambientais, biológicos e temperamentais que determinam o comportamento. O seu papel é diagnosticar e ajudar a ultrapassar as diferentes perturbações que podem surgir durante a infância. Entre os problemas mais frequentes que surgem durante este período, destacam-se os seguintes:

  • Ansiedade e depressão na infância.
  • Défice de atenção e transtorno de hiperatividade.
  • O autismo.
  • Baixa autoestima.
  • Problemas de adaptação.
  • Prevenção e intervenção em casos de bullying.
  • Fobias.
  • Problemas escolares e dificuldades de aprendizagem.

Como pode ver, a figura do psicólogo infantil é essencial para enfrentar muitos dos problemas que cada vez mais ocorrem em casa e na escola. A contribuição destes profissionais é muito valiosa, tanto para os pais como para os professores.

O que um psicólogo infantil faz?

Um psicólogo infantil, para além de estudar o desenvolvimento da criança, deve também encontrar-se com os pais para reconstruir a história do problema. O seu envolvimento é muitas vezes essencial para que o tratamento seja bem-sucedido. De modo a gerir a situação e poder oferecer apoio às crianças, os pais precisam de ter um autocontrolo emocional adequado. Têm frequentemente de ultrapassar problemas como a não aceitação da desordem, sentimentos de culpa ou vergonha e ansiedade.

Com a terapia familiar, o psicólogo efetua também intervenções terapêuticas individuais. São utilizadas técnicas de diagnóstico adaptadas às características da criança, tais como o desenho ou a observação durante as brincadeiras livres. O tratamento não é muitas vezes exclusivamente clínico, mas inclui também trabalho específico no ambiente escolar, sendo frequentemente uma fonte de conflito.

A prevenção é outra função importante dos profissionais de psicologia. O objetivo é antecipar os potenciais problemas das crianças mais vulneráveis. Por exemplo, encorajar a participação em atividades de grupo é uma forma eficaz de monitorizar a criança.

Quando consultar um psicólogo infantil?

Durante os anos de desenvolvimento, há muitas desordens que as crianças podem sofrer. Geralmente, estes são problemas temporários, mas por vezes duram muito tempo e requerem tratamento. Nunca é fácil para os pais avaliar a seriedade da situação e do comportamento de uma criança. Por exemplo, onde está a fronteira entre a timidez normal e uma atitude mais preocupante, como a tendência para o isolamento? Como saber se uma criança é hiperativa? Em que momento deve procurar ajuda profissional quando uma criança tem dificuldades de aprendizagem?

A verdade é que não há nenhuma regra específica que nos diga quando levar uma criança a um psicólogo. O mesmo comportamento pode ser normal numa idade e alarmante noutra. No entanto, é importante prestar atenção aos seguintes sinais de aviso, uma vez que frequentemente revelam um problema que deve ser tratado por um profissional:

  • Dificuldade de concentração e comportamento impulsivo frequente.
  • Irritabilidade constante.
  • A agressividade.
  • Ansiedade crónica e problemas de sono.
  • Incontinência noturna em crianças com mais de 4 anos.
  • Mudanças de humor repentinas.
  • Terrores noturnos e fobias.
  • Desordens físicas que não estão diretamente relacionadas com uma causa médica, tais como tiques, vómitos ou problemas de pele.
  • Apatia.
  • Bullying.
Em suma, a psicologia infantil desempenha um papel essencial para ajudar as crianças a gerir melhor os problemas da sua vida quotidiana. Os profissionais desta área da saúde mental contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional adequado das crianças, para o seu bem-estar geral e para o equilíbrio familiar.