Uma nutrição desportiva adequada é essencial para um bom desempenho desportivo. Muitas pessoas treinam diariamente, mas se esquecem de cuidar da dieta. Não adianta treinar muito se não for combinado com uma ingestão correta de alimentos. Este alimento tem que ser balanceado e energético. Além disso, deve estar sempre conforme as suas necessidades físicas, objetivos e tipos de exercício que realiza. Continue a ler para descobrir como a dieta afeta o desempenho desportivo e lembre-se que se quiser se tornar um especialista no setor, pode se especializar com o nosso mestrado em Mestrado Internacional em Nutrição Desportiva + Mestrado Internacional em Coaching Nutricional.

A importância da nutrição desportiva

A nutrição desportiva é um ramo da nutrição humana especializado naquelas pessoas que praticam desportos. Por meio da nutrição desportiva, o atleta é aconselhado, orientado e educado para saber o que, quando e por que deve comer e beber determinados alimentos ou outros.

Através duma alimentação correta, melhorará significativamente o desempenho e a recuperação dos desportistas. Um treino acompanhado de uma nutrição adequada, pode atingir maiores intensidades e duração do trabalho. Também, nos períodos de descanso, a alimentação deve ser adaptada para assim favorecer a supercompensação e adaptação ao desporto.

A continuação, deixamos algumas dicas para otimizar a sua nutrição desportiva.

Dicas para otimizar a sua nutrição desportiva

Uma alimentação saudável deve abranger todos os ciclos do desporto: o repouso, a fase ativa e a fase de recuperação. Se você consumir nutrientes suficientes diariamente com base nesses ciclos, poderá melhorar o seu desempenho físico.

Coma variado

Uma boa nutrição desportiva deve ser diversificada é baseada na pirâmide nutricional. Isso inclui: carbonatos (60%), gorduras naturais (20%), proteínas (15/20%), vitaminas, minerais e água (70% do peso corporal).

Beba suficiente agua

A água é a chave para que os nutrientes se aderirem adequadamente ao nosso sistema. Não se limite e ouça o seu corpo. Lembre-se de que um músculo desidratado está sujeito a lesões.

Coma alimentos frescos e naturais

O melhor exemplo são as frutas e vegetais. No entanto, não pense que é a única coisa que deve comer para permanecer forte. As frutas e vegetais são o complemento perfeito das proteínas e das gorduras.

Estabeleça uma dieta de treino

Respeite os seus horários e distribua as suas refeições em cinco porções no dia. Os alimentos fortes devem ser ingeridos três horas antes do treino. Se precisar, contacte com um profissional nutricional dedicado aos desportos para poder estabelecer uma rotina adequada as suas necessidades.

Alimentação antes e depois da prática desportiva

As refeições que deve fazer antes e depois do exercício são importantes na nutrição desportiva. Como regra geral, os atletas devem comer cerca de duas horas antes do exercício. Deve ser uma comida rica em hidrocarbonatos, baixo em gordura e moderado em proteínas. Após o exercício, então, é necessário repor os hidrocarbonatos perdidos e garantir uma recuperação muscular adequada, incluindo proteínas.