Os estilos de vida sedentários são um verdadeiro problema hoje em dia. A falta de atividade física pode causar sérios danos ao nosso corpo. É por isso que números como os nutricionistas desportivos tornam-se cada vez mais importantes. Neste artigo, falaremos sobre as consequências, tipos e formas de prevenir um estilo de vida sedentário. Continue a ler!

Inscrever-se no mestrado em nutrição desportiva e aprender a desenvolver directrizes nutricionais e desportivas para um estilo de vida saudável.

O que é um estilo de vida sedentário?

Muitas pessoas confundem um estilo de vida sedentário com inatividade. Nem sempre é este o caso. A verdade é que este problema pode ser causado por diferentes razões. Por exemplo, quando uma pessoa passa muitas horas sentada no trabalho, ela não está inativa. No entanto, se não passar tempo suficiente a fazer exercício, é sedentária.

Tipos de estilos de vida sedentários

Podemos classificar a inatividade em duas categorias principais. Quer conhecê-las? Falaremos sobre elas a seguir.

  • Estilo de vida físico sedentário: Isto refere-se à falta de atividade diária.
  • Estilo de vida sedentário juvenil: Neste caso, falamos de adolescentes que não praticam nenhum tipo de atividade desportiva. Geralmente, estes são jovens que passam muitas horas na mesma posição, quer a jogar jogos de vídeo ou a ver televisão.

Embora estes sejam os dois tipos principais, este problema também pode ocorrer na velhice ou na infância.

Mestrado Internacional em Nutrição Desportiva + Mestrado Internacional em Coaching Nutricional

Que problemas causa um estilo de vida sedentário?

Que problemas pode esta falta de atividade causar no corpo? Vejamos alguns dos mais comuns:

  • Ganho de peso: Claro que a atividade diária queima as calorias ingeridas. Se uma pessoa não se mexer o suficiente, normalmente acabará por ganhar peso. A obesidade é uma das doenças mais disseminadas nas últimas décadas.
  • Perda de massa muscular: Deterioração dos músculos e mesmo dos ossos é outro dos problemas associados à falta de atividade física.
  • Problemas de circulação: Entre as perturbações resultantes da falta de movimento, destacam-se a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, arritmias ou ataques cardíacos.
  • Diabete, hipertensão, colesterol elevado.
  • Ansiedade ou depressão: Ficar demasiado tempo num lugar pode eventualmente levar à depressão. O movimento e, sobretudo, os bons hábitos são vitais para uma boa saúde mental.

Como um nutricionista desportivo trata os estilos de vida sedentários

Um nutricionista desportivo é a figura perfeita para tratar este problema comum. Um profissional com esta formação conhece os hábitos saudáveis que podem ajudar as pessoas sedentárias a melhorar a sua saúde e bem estar. Pode aconselhá-los e criar um plano personalizado de exercício e nutrição, adaptado às necessidades específicas de cada pessoa. Graças ao acompanhamento e apoio de um nutricionista, as mudanças físicas e psicológicas podem ser vistas num curto período de tempo.

De facto, se quiser estudar nutrição desportiva, na Esneca temos a formação de que necessita. Através do mestrado em nutrição desportiva, pode aprender tudo o que precisa para lidar com os problemas de uma pessoa sedentária. Com o nosso pacote informativo, poderá aprender os seguintes conceitos:

  • Necessidades nutricionais do organismo.
  • Funcionamento do metabolismo.
  • Anatomia e fisiologia do sistema digestivo.
  • Balanço energético e disponibilidade de energia.
  • Fundamentos da nutrição desportiva.
  • Atividade física e sedentarismo.
  • Aspetos sociais e cognitivos do coachee.

Agora que sabe um pouco mais sobre estilos de vida sedentários, não perca a nossa formação para desenvolver uma carreira especializada em saúde e desporto.