Já deve ter ouvido falar do coaching. É a técnica pela qual uma pessoa experiente (treinador ou treinador) fornece-lhe as diretrizes para alcançar um objetivo pessoal ou adquirir uma nova capacidade. E se aplicarmos isto ao campo nutricional? Um nutricionista ou nutricionista tem conhecimentos técnicos sobre alimentação e nutrição, mas não é o mesmo que um coach nutricional. Este último também ajuda outras pessoas a alcançar um objetivo, sempre relacionado com a dieta. É por isso que hoje vamos contar-lhe tudo sobre coaching nutricional para poder aprender sobre este campo da moda e aumentar os seus conhecimentos profissionais.

Inscrever-se no nosso Mestrado em Dietética e Nutrição e Treino Nutricional e desenvolver um perfil competitivo no sector.

O que é coaching nutricional?

Com base no acima exposto, podemos definir o coaching nutricional como a técnica que permite a uma pessoa superar os seus obstáculos à aquisição de hábitos alimentares corretos, bem como a atitude e determinação necessárias para tornar estas mudanças uma realidade. Muitas vezes, estes novos hábitos também afetam o estilo de vida da outra pessoa, pelo que o treinador nutricional terá de trabalhar com uma multiplicidade de variáveis.

Qual é a abordagem do coaching nutricional?

A abordagem de coaching nutricional é o que estrutura este trabalho. Poderíamos decompor o método da seguinte forma:

  1. Determinação dos objetivos: De que necessita o sujeito para melhorar a sua saúde? Quais são os objetivos que pretende atingir? Qual é a sua motivação?
  2. Emoções da pessoa relativamente à comida.
  3. Atividade física: quais são os seus hábitos desportivos e quanto desporto pratica.

Agora que temos a informação necessária, é possível determinar quais os aspetos da pessoa que interferem na realização dos seus objetivos. Desta forma, podemos identificar os pontos fortes da pessoa; as qualidades que a ajudarão a atingir os seus objetivos, tais como força de vontade, motivação, capacidade de seguir rotinas, etc. Desta forma, a pessoa será ensinada a usar as suas capacidades para atingir o seu objetivo.

Ao longo de este processo devemos encorajar a pessoa a tomar consciência do que quer e do que precisa, bem como dar-lhe a conhecer as ferramentas que tem à sua disposição para atingir os seus objetivos. Isto deve ser sempre feito de uma forma construtiva e motivadora.

Como motivar um paciente de nutrição?

Como se pode ver, o treino nutricional é muito psicológico, sempre baseado num vasto conhecimento de nutrição. Servirá como uma grande motivação:

  • Elaborar uma dieta com os alimentos de que o paciente gosta.
  • Definir passos realistas a seguir.
  • Acompanhamento: perguntar sempre sobre o progresso.
  • Defina a razão pela qual deseja seguir uma dieta.

Além disso, os coaches nutricionais precisam de ter conhecimentos nutricionais ou procurar aconselhamento de um nutricionista, ou nutricionista profissional. Isto incluirá o controlo de peso, registos alimentares, planeamento de refeições e capacidade de resolução de problemas.

Aprender coaching nutricional na Esneca

Como pode ver, o coaching nutricional é uma disciplina muito completa, que requer uma sensibilidade especial para estabelecer a relação entre os alimentos e as pessoas, bem como um grande espírito e capacidade de transmissão. Acha que o poderia fazer? Então, com o nosso Mestrado em Coaching Nutricional, tem tudo facilitado!

Com o nosso duplo diploma, poderá reunir os seguintes conhecimentos profissionais:

  • Ligações Covalentes
  • Classificação das ligações covalentes
  • Ligações de hidrogénio ou ponte de hidrogénio
  • Forças hidrofóbicas
  • Transformações celulares dos macronutrientes
  • Código ético e deontológico segundo a Internacional Coach Federation
  • Normas do código deontológico da ICF
  • Juramento de ética professional da ICF 2.
  • Código ético e deontológico segundo a Associação Espanhola de Coaching
  • Código ético e deontológico

Confira toda a informação sobre o nosso programa mestre e comece a construir o seu futuro!