Seguro que já deve ter ouvido falar de tecnologia alimentar. Mas sabia que a ciência que realmente estuda os alimentos é chamada bromatologia? Tal como com outras “ciências” e “tecnologias”, a disciplina investiga diferentes aspetos dos alimentos (valores nutricionais, propriedades químicas, etc.), enquanto a Tecnologia Alimentar aplica este conhecimento para o melhorar. Abaixo, explicamos mais detalhadamente o que é a bromatologia e porque é tão necessária. E se quiser saber mais sobre o assunto, não hesite em consultar o nosso Mestrado em Dietética e Nutrição + Coaching Nutricional e aumente os seus conhecimentos de uma forma profissional.

O que é a bromatologia e em que consiste?

A bromatologia é a disciplina que utiliza a ciência que estuda os alimentos, a sua composição, a causa da deterioração, os princípios da transformação dos alimentos e a melhoria dos alimentos para o consumidor. A palavra vem do grego “broma” que significa “comida”.

Qual é o objetivo da bromatologia?

Tal como outras ciências, o seu objetivo é melhorar a qualidade da vida humana. Neste caso, estudando os alimentos para beneficiar a nossa saúde, para permitir a sua conservação por mais tempo através da melhoria das suas qualidades, etc. Assim, podemos estruturar os seus objetivos da seguinte forma:

  • Estabelecer a quantidade ideal de nutrientes para uma população específica: por exemplo, a quantidade diária recomendada que se pode observar na informação nutricional de muitos alimentos.
  • Assegurar serem fornecidos produtos saudáveis e nutritivos, que não contêm toxinas e estão em boas condições.
  • Estabelecer os processos a seguir no processamento e conservação dos alimentos. Desta forma, manterão as suas qualidades nutricionais e comerciais.
  • Criar regulamentos em relação a técnicas e procedimentos para a produção industrial, transporte e distribuição de géneros alimentícios
  • Monitorizar a saúde e controlar as datas de validade dos alimentos.

Que propriedades alimentares cobre a bromatologia?

Como trata de tudo o que está relacionado com a alimentação, esta ciência reúne uma grande variedade de disciplinas com as quais pode ser complementada para analisar e estudar os componentes dos alimentos. A continuação, explicamos cada um deles:

Física e química alimentar

Isto estuda os componentes orgânicos, tais como proteínas, açúcares ou vitaminas. Também os inorgânicos, tais como água ou sais minerais, e também como afeta a temperatura, pressão, etc.

Engenharia alimentar

Trata-se do fabrico de alimentos, bem como da sua conservação, transporte, transformação, etc.

Microbiologia de alimentos

Trata dos microrganismos que habitam, criam ou contaminam os alimentos, causando a sua deterioração. Mas também estuda probióticos, ou seja, bactérias que são “boas” e as que são usadas para fazer alimentos como iogurte, queijo, vinho, pão, cerveja e outros alimentos fermentados

Embalagem de alimentos

Conhecer as propriedades dos diferentes materiais utilizados para conter os alimentos e estabelecer o rótulo de um alimento. A marca, data de validade, lote, descrição do alimento, conteúdo líquido, ingredientes, informações sobre o fabricante, etc., devem aparecer.

Conservação de alimentos

As técnicas de preservação são utilizadas para prevenir o crescimento de microrganismos ou leveduras prejudiciais para a saúde. Isto requer conhecimento de como funcionam a esterilização, cura, refrigeração, fervura, etc.

Substituição de alimentos

Isto refere-se à substituição, por exemplo, de gordura ou açúcar por outras substâncias que permitam ao alimento manter qualidades semelhantes de sabor, textura e cor.

Tecnologia alimentar

O conhecimento que temos sobre alimentos é utilizado para conceber novas técnicas. Pelo contrário, as tecnologias conhecidas sobre os alimentos são utilizadas para permitir à bromatologia continuar o seu progresso.

Gastronomia molecular

A gastronomia molecular é uma sub-disciplina da bromatologia que se centra nas transformações físicas e químicas que ocorrem durante a preparação (cozedura) dos alimentos. Tal como conhecemos a gastronomia, esta conta com várias componentes: social, artística e técnica. Ou seja, mesmo a gastronomia molecular tem em conta a aparência e as sensações que os alimentos irão provocar, bem como a sua utilidade para ocasiões sociais.

Desenvolvimento de novos produtos por duas razões

Novos produtos precisam de ser desenvolvidos por razões de engenharia e marketing. A primeira é necessária para otimizar a qualidade, minimizando ao mesmo tempo os custos. Enquanto o marketing recorre à ciência alimentar para conceber novos produtos que surpreendem e apelam aos consumidores.

Controlo de qualidade

A monitorização das condições alimentares para estabelecer as causas, prevenção e notificação de doenças causadas por microrganismos patogénicos nos alimentos.

Análise sensorial

Para que os alimentos sejam satisfatórios, devem ter certas características, que são valorizadas pelos consumidores. Portanto, para a bromatologia é necessário conhecer os gostos, texturas, cheiros, etc. que as pessoas preferem.

O que é a terapia bromatológica?

Os alimentos estão intimamente relacionados com a saúde. É através dos alimentos que se obtém a energia e os nutrientes de que o corpo necessita para satisfazer as suas necessidades vitais. É por isso que, em alguns casos, uma mudança na dieta pode curar certas doenças ou melhorar a saúde de uma pessoa. Especificamente, a ciência alimentar pode ser utilizada nos seguintes casos:
  • Carências nutricionais: estas podem ser vitaminas, minerais, mas também tipos de proteínas, gorduras, etc.
  • Desintoxicação alimentar: determinar que alimentos são tóxicos para as pessoas.
  • Alergias e intolerâncias: determina que alimentos podem ser tomados por aqueles intolerantes e alérgicos a certas substâncias, bem como a conveniência de o indicar na embalagem dos alimentos. Deve-se notar que as alergias são as causadas pela intervenção do sistema imunitário. Por conseguinte, pode também causar sintomas não digestivos, tais como asma ou erupções cutâneas. As intolerâncias só se manifestam com sintomas digestivos e o sistema imunitário não precisa de estar envolvido.
  • Limpeza: estabelecer uma dieta para limpar um órgão, por exemplo, o fígado.
  • Dietas de manutenção: há pessoas que têm certas características e por isso não são recomendadas a comer certos alimentos.
  • Tratamento de distúrbios alimentares ou de comportamento alimentar, tais como anorexia ou bulimia.

Como é estudada a bromatologia?

Como está relacionado com muitas disciplinas, não há um único diploma ou módulo vocacional que cubra esta ciência. Geralmente, é estudado como mestrado, pós-graduação ou similar. Há também estudos relacionados tais como Nutrição e Dietética, Tecnologia Alimentar, Nutrição Infantil, etc. Na Esneca temos o Mestrado em Dietética e Nutrição com o qual poderá aumentar os seus conhecimentos de uma forma profissional e especializar-se neste mundo.

Como podem ver, a bromatologia é muito importante na nossa vida quotidiana. Graças a ela, pode confiar na segurança dos alimentos que come todos os dias. Além disso, permite-lhe descobrir facilmente informações sobre eles e manter a sua saúde, fazendo escolhas conscientes sobre o que come.