Com o tempo escasso para alguns e a busca pela rápida melhoria da forma física para outros, e ainda aqueles que desejam aumentar a sua massa muscular, as particularidades e preferências pessoais são muito comuns no nosso mundo atual. Por isso, o mercado está se adaptando progressivamente, buscando satisfazer todas elas. Daí e de outros fatores surge o treinamento personalizado, uma modalidade desportiva que, além de atender aos nossos desejos, possui muitas outras vantagens. Explicamos aqui as 7 principais vantagens de contar com este treino pessoal. E se desejas expandir os seus conhecimentos no campo do fitness, não hesite em se formar através do mestrado em treinamento desportivo.

O que é o treinamento personalizado?

Um treinamento personalizado é aquele plano de atividade física que se adapta às nossas necessidades, objetivos e condição pessoal. O responsável por projetá-lo é o treinador pessoal, um profissional de fitness capacitado para prescrever exercícios, estabelecer objetivos e metas e motivar de forma individualizada.

Para fazê-lo, este profissional estuda todas as características pessoais dos seus clientes: condição física, espaço e tempo disponíveis, objetivos a curto e longo prazo… Tudo isso com um objetivo: alcançar os melhores resultados no menor tempo possível e da forma mais segura, duradoura e eficaz.

A chave do sucesso do treinamento personalizado

A maioria dos atletas estava acostumada a frequentar aulas em massa nas academias. No entanto, o treino personalizado mudou esse hábito, conseguindo se posicionar entre as principais metodologias desportivas em termos de funcionalidade e sucesso.

Por quê? Porque, ao ser um treinamento personalizado e adaptado a cada pessoa e a suas necessidades individuais, a sua eficácia é muito alta. Além disso, o treinamento personalizado coloca à disposição de cada pessoa o conhecimento de um profissional do desporto, seus recursos e tecnologia. Tudo num só lugar para oferecer ao cliente a máxima efetividade, eficácia e segurança no seu trabalho de treino.

Por outro lado, seguir um treinamento personalizado tem muitos outros benefícios e vantagens que o tornaram uma modalidade favorita. Vemos a seguir quais são os segredos do sucesso.

8 Vantagens do Treinamento Personalizado

A seguir, vamos ver as vantagens e benefícios que podem ser obtidos ao seguir um treinamento personalizado.

Motivação

Graças ao apoio do nosso treinador pessoal, que configura o nosso plano de treinamento personalizado, a nossa motivação se mantém elevada. Se você tem alguém monitorado e acompanhando os seus progressos, você não vai querer decepcioná-lo, certo? Este é outro benefício de um treinador pessoal: a sua mera presença consegue inspirar os clientes a seguir, pelo menos pelo medo de desapontar. Não é o melhor motivo, precisamente, mas algo é algo!

Melhores resultados

Ter um profissional qualificado cuidando dos nossos progressos é imprescindível se estamos a procura de resultados eficazes, seguros e duradouros. Com um treinamento personalizado, garantimos alcançar as nossas metas.

Treinamento personalizado

Exercícios personalizados de acordo com necessidades, estado físico ou objetivos. Com um treinamento personalizado, não só garantimos atender às nossas necessidades e melhorar o nosso estado físico, mas também cuidamos da nossa saúde e prevenimos lesões. O treinador pessoal será responsável por garantir que realizemos os exercícios de maneira segura e correta.

Constância

Comprometer-se a seguir um treinamento personalizado com um personal trainer é comprometer-se consigo mesmo a ficar em forma. Ao ter um acompanhamento pessoal, é mais difícil “desconectar” ou abandonar a nossa rotina.

Eficácia

Menos tempo e mais resultados. Com um treinamento personalizado, adaptado às nossas características pessoais, forma física, objetivos e outros fatores, a eficácia das nossas sessões de exercícios é muito maior. O plano de treinamento é projetado com o objetivo de otimizar os nossos recursos. No dia em que precisarmos treinar os braços, não perderemos tempo fazendo pernas, certo? O mesmo vale para as demais atividades. Não importa se fazemos mil e um exercícios e rotinas; o importante é que cada um deles cumpra a sua função específica. E como personal trainer, você será especialista em determinar cada uma dessas atividades para potencializar o desempenho.

Flexibilidade horária

Nada de horários fixos em que devemos ir à academia ou à aula. Ter um treinamento personalizado e um personal trainer nos dá a liberdade de escolher o horário. Dessa forma, a flexibilidade proposta nos ajuda a manter o ritmo e a motivação adequados para alcançar os nossos objetivos.

Acompanhamento

Ver resultados e mudanças no nosso estado físico, tonificação, massa muscular ou perda de peso não é algo automático. As mudanças que o nosso “maquinário” (corpo) realiza são custosas e requerem rotina, conhecimento especializado, força, constância e paciência. Todos esses fatores são alcançados muito mais facilmente com um treinamento personalizado. Além disso, o profissional que nos projetar o plano de treino fará um acompanhamento do nosso progresso, facilitando-nos ver os nossos resultados de forma mais fácil e objetiva.

Evita lesões

Os conhecimentos técnicos do treinador pessoal ajudam na realização correta dos exercícios. Se não tivermos uma ideia muito clara de como fazer aquele agachamento, ou como utilizar corretamente aquela máquina de pesos, é provável que nos lesionemos ou que danifiquemos o equipamento. Um treinador pessoal pode evitar que isso aconteça e nos ajudar a realizar cada exercício da forma mais adequada para cada corpo.

Acompanhar o nosso treino personalizado com uma dieta

Seja qual for nosso objetivo pessoal em termos desportivos, é praticamente impossível alcançá-lo sem acompanhá-lo com uma dieta personalizada e adaptada. Por isso, é melhor buscar um profissional de fitness que também tenha conhecimentos em nutrição desportiva.

Geralmente, quando procuramos um personal trainer, esse profissional se encarrega de nos realizar um estudo completo do nosso estado. Ele não apenas analisa a nossa forma física, os nossos objetivos desportivos ou as nossas metas de peso. Ele também analisa os nossos hábitos diários: alimentação, sedentarismo, hidratação…

Com todos esses dados, o profissional pode otimizar ao máximo o desempenho dos nossos treinos personalizados. Assim, seguindo certas diretrizes nutricionais, os nossos resultados multiplicam-se. O mesmo ocorre com a recuperação dos nossos músculos, que podem ficar desgastados durante o treino.

Seguir uma dieta personalizada com o seu treino é imprescindível e de vital importância. Mantenha o seu corpo bem alimentado, fornecendo os nutrientes de que ele precisa conforme o seu treino personalizado. Além disso, não se esqueça da hidratação antes, durante e após o treino.

Mestrado em Personal Trainer + Mestrado em Coach Desportivo